DOWNLOAD

Aqui você encontrará os links para download de CIFRAS, TABLATURAS e PARTITURAS para viola caipira.

Para abrir os arquivos você vai precisar de um LEITOR de PDF.  Se não tiver instalado em seu PC, baixe clicando  na figura ao lado.

MÚSICAS CIFRADAS:

  1. AI QUE SAUDADE D’OCÊ
  2. AMANHECEU PEGUEI A VIOLA_
  3. ASA BRANCA
  4. BOIADEIRO ERRANTE
  5. BOIADEIRO
  6. BRASIL POEIRA
  7. CABECINHA NO OMBRO
  8. CABELO LOIRO
  9. CAMINHEIRO
  10. CANA VERDE
  11. CANARINHO PRISIONEIRO
  12. CANOEIRO
  13. CHALANA
  14. CHEGA DE SUJEIRA
  15. COURO DE BOI_
  16. COMITIVA ESPERANÇA
  17. CUITELINHO
  18. ENGENHO DE FLORES
  19. EU A VIOLA E DEUS
  20. FALOU E DISSE
  21. FEIJÃO QUEIMADO
  22. FRANGUINHO NA PANELA
  23. HINO DE REIS
  24. HOJE EU NÃO POSSO IR_E_CIFRAS
  25. INDIA_Bm
  26. LUAR DO SERTÃO
  27. MENINO DA PORTEIRA
  28. MERCEDITA_Em
  29. MEU REINO ENCANTADO
  30. MEU SÍTIO, MEU PARAÍSO
  31. MEU VELHO PAI_Leo Canhoto__E
  32. MINAS GERAIS
  33. MORENINHA LINDA
  34. MOURÃO DA PORTEIRA
  35. NO RASTRO DA LUA CHEIA
  36. O TREM TA FEIO
  37. O DOUTOR E O CAIPIRA
  38. PAGODE EM BRASÍLIA
  39. PEITO SADIO
  40. PORTA DO MUNDO
  41. PRATO DO DIA
  42. ROMARIA
  43. SACO DE OURO
  44. SAUDADES DA MINHA TERRA
  45. SONHO DE CABOCLO
  46. TOCANDO EM FRENTE
  47. TRISTEZA DO JECA
  48. UAI
  49. VIDE VIDA MARVADA
  50. VIOLA CABOCLA- D_CIFRAS
  51. VACA ESTRELA E BOI FUBÁ
  1. CABOCLA TEREZA_SOLO
  2. XITAOZINHO E XORORO_SOLO
  3. TRISTEZA DO JECA_SOLO
  4. CHALANA  – SOLO 3ª
  5. CHALANA – 6as_SOLO
  6. CHICO MINEIRO_SOLO
  7. CUITELINHO – SOLO
  8. BOIADEIRO ERRANTE 2_SOLO
  9. LUAR DO SERTÃO_SOLO
  10. MOURÃO DA PORTEIRA_ SOLO
  11. INDIA_SOLO_Am
  12. CUITELINHO – 3as_SOLO
  13. JESUS ALEGRIA DOS HOMENS_SOLO
  14. FEIJAO_TROPEIRO-E

 

149 comentários em “DOWNLOAD”

  1. olá parabens e abrigado por nos ajudar com as tablaturas!
    se for possivel, manda pra nois a introdução da moda do tiaõ carreiro e pardinho (em tempo de avanço)
    um abraço e obrigado.
    att: adauto

    1. Ola! Adauto, obrigada pelos elogios!
      Mas estou fazendo o mesmo que os nossos mestres violeiros nos ensinou….passar o conhecimento pra frente!
      Quanto a música solicitada não tenho ainda não !
      Mas vou ver se consigo e ponho aqui no site, ok?
      Abraços

      1. ola amiga parabéns achei muito bom gostaris de saber se vc nao tem mais material para iniciantes desde ja lhe agradeço muito

  2. Claudia,eu não assisti o programa no dia que passou. Uma prima é que me falou e fui correndo ver na internete. Olha eu tenho 57 anos e sou louca para tocar viola. Mas aqui em Uberlãndia ainda não encontrei ninguem com paciencia para me ensinar. Mas já sei alguma coisa, Como faço para entrar em contato com vc, meu email é mgdcosta@terra.com.br

  3. Olá Cláudia ! Parabéns pelo site ! Sou o Heliton que toca na Orquestra de Viola UAI, do prof. Alexandre do Conservatório de Música de Ituiutaba. Eu estava na sua apresentação durante a semana violonística, sendo que após também nos apresentamos. Já providenciei a xerox da sua apostila e realmente é muito boa. Mas como sou iniciante da viola, estou tendo dificuldade para tocar o solo da introdução da música “A folia do Divino”. Como sei que vocês dão valor e gostam também das músicas de folia, será que poderia me ajudar, talvez até mesmo com uma tablatura ??? Ficarei muito agradecido ! Para facilitar, estou encaminhando o link youtube com a música: http://www.youtube.com/watch?v=AK6T7wL59pM Muito obrigado. Um abraço !

  4. muitíssimo obrigado pela ajuda. Eu moro na zona rural, consegui encontrar este site por grande sorte, graças. Não deixe a nossa cultura ser engolida pelas músicas comerciais, você conhece a música do João Carreiro “não toca na minha vitrola”? pois é. Espero que DEUS continue lhe dando força e ânimo para você continuar nos ajudando, (os pobres aprendizes de viola caipira).

    1. Ismael, fico feliz por colaborar com seu aprendizado e, sempre que bate um desânimo com o cenário dito “sertanejo” eu me lembro das palavras do querido Pena Branca que sempre nos encontrava por ocasião de algum show me dizia sempre: “Fia eu sei que dá um tanto de trabaio fazer o que você faz, mas é lindo vê essas meninas tocando viola. Não deixa a cultura caipira morrer não viu, desanima não! Eu fico muito emocionado quando vejo o seu trabaio”. E é meu anjo da guarda violeiro! Me dá forças pra continuar.

  5. Ola,
    Faz algum tempojá que estou visitando o site de vocês e sou um amante da viola caipira, gostei muito das cifras que vocês disponibilizam no site e a metodologia que adotaram.
    Gostaria de saber se vocês tem para download ou para venda mais metodo de viola caipira da Cláudia Morais e mais músicas.
    Obrigado,
    Rodrigo

    1. Oi Rodrigo, obrigado pelos elogios!
      E Cláudia Morais, sou eu a coordenadora da Orquestra Viola de Arame, me mande o seu e-mail que lhe envio mais alguma coisa pra estudo, pois, no momento estou sim elaborando novo material que provavelmente em breve vai estar aqui mas, eu não estou com tempo para edita-lo.

      1. fiquei feliz de um trabalho tão bem elaborado por uma violeira e amante da musica caipira gosto muito da musica raiz e se tiver alguma novidade me mande pois arranho um pouco a viola caipira

  6. Olá Claudia,
    Esssa colaboração está demonstrado que você não é mercenária, pois é inteiramente gratuita. No entanto, sabemos que isso envolve tempo, assim também merece uma recompensa para custeio de despesas pelo seu empenho, para isso envio meu E-mail: ademarocha@gmail.com, pois estou disposto a contribuir em pecúnia, para que você possa avançar lançando mais e mais materiais ou então nos indicar outras fontes semelhantes essa sua caso disponha.
    Grato,
    Ademar

    1. Caro Ademar, fico agradecida mas o que aqui posto é fruto de um trabalho para o qual eu dedico algum tempo sim, mas que o faço de coração e imbuída pelo espírito dos mestres violeiros que se faziam valer da oralidade e da gratuidade do ensino para a formação de novos violeiros. O que aqui tenho lançado não são frutos de um trabalho autoral, portanto, entendo que não deva cobrar pelos serviços pois também me valho desses arranjos para aprimorar os meus conhecimentos e repertório. Em breve pretendo lançar um livro de estudos direcionado para a viola caipira, ai sim, por se tratar de um trabalho autoral devo disponibilizá-lo para venda.
      Quanto a outras fontes de material para viola caipira de forma gratuita só posso lhe indicar o site do violeiro Angelim, http://www.angelim.mus.br/. Infelizmente a maioria dos sites que conheço cobram pelos serviços de elaboração desse material didádico.
      Abraços e aguarde que em breve estaremos disponibilizando novas músicas para download.
      Cláudia Morais

      1. Muito obg sou de turmalina mg e olha esse projeto seu está me ajudando a n deixa q a viola acabe aqui na minha cidade , desde já agradeço por tudo , por distribuir esse material riquíssimo , obg de coração e continue assim ……..

  7. Muito Obrigado…. estou aprendendo muito com o metodo de Ensino :)… por gentileza disponibilize mais Tablaturas 😀

    Muuito Obrigado por Compartilhar ;D

  8. O seu método de viola caipira é muito elogiado. Não sei porque não consigo baixá-lo, seria possível adiquiri-lo? Por favor me informe se há outra maneira de consegui-lo. Nuito obrigado pela atençao.

  9. Olá ! Muito obrigado pelas tablaturas e o método. Gostaria de começar a fazer aqueles enfeites no decorrer das músicas ao serem cantadas. Como saber por quais notas começar e em quais terminar o enfeite de músicas sertanejas tocadas somente nos I, IV e V graus, uma vez que sei todas as escalas de MI e LÁ do seu método ??? Gostaria muito da sua ajuda, ou pelo menos um início de que devo fazer inicialmente. Abraço. Obrig. Caso alguém possa me ajudar tbém, ficarei muito agradecido, por menor que seja a ajuda.

    1. Heliton, desculpe pela demora em respondê-lo, muito trabalho por aqui!!!
      Mas vamos lá!!
      Para fazer os tais “enfeites” você precisará saber além das escalas em 3as, 6as e 8as na horizontal, as escalas maiores e menores, pelo menos, na vertical de um pouco de harmonia. Há bons livros que ensinam, minha sugestão são Almir Chediak e Ian Guest.

      1. Olá prof. Cláudia. Já sei bem as escalas que me sugeriu. Qual seria o próximo passo para aprender os “Enfeites” de acordo com minha mensagem e seu comentário acima. Há livro sobre como fazer estes enfeites ?? Qual sua orientação para que eu consiga começar a fazê-los ??? Obrigado.

  10. Muito bom vcs por estas tablatura .
    tem muitos violeiros que não gosta de encinar.
    isto e uma escola e vcs não deixa a musicas raiz morrer
    parabens para vcs!!.

    1. Olha as oficinas geralmente duram de 4 a 6 meses, masse deseja fazer aulas de viola enquanto esteja aqui em Araguari, pode me ligar e combinamos um intensivo para lhe atender (34) 3242-3539 fale com o Maycon (meu secretário no Ponto de Cultura) e ele agenda um horário para que possa conversar com você, geralmente estou na parte da tarde de 4ª a 6ª feira. Abraços!

  11. Bom dia. Sou doido por viola. É o instrumento que mais gosto. Resolvi comprar, pena que não fiz isso quando era mais jovem. Mas estou me esforçando para aprender alguns
    acordes. Uma das grandes dificuldades é não ter professor de viola em minha cidade.
    O pouco conhecimento que tenho é por meio de material baixado da internet, como os
    que encontrei nesse blog. Muito bom o VIOLA CAIPIRA – Volume 1. Tem outros vo-
    lumes além desse? Gostaria de saber se vocês tem um site para compra de material
    didático sobre viola.

  12. primeiramente gostaria de lhe dar os parabens por esse trabalho maravilhoso e por diante agradecer por essa oportunidade de ta aprendendo esssas musicas lindas que é a nossa vrdadeira musica caipira,to começando a tocar viola agora de poko,ja aprendi bastante e tenho muuuuito o q aprender ainda,,,,e são pessoas como vc que nos ajuda e incentiva a dar continuidade nisso tudo,,,,desde de ja um muuuuitooo obrigado,,,ah !c tiver algum material que a gente possa ta adiquirindo pra treinar em casa vc me avisa,,,meu e mail é otaviocowboy@hotmail.com…..um forte abraço…que Deus abençoe moça;;;

  13. Olá meu nome é José Maria, que bom que descobri este site. As partituras (solos) antes das músicas são otimos. Sei que deve dar muito trabalho mas os aprendizes de violeiros(o meu caso) agradece de coração.
    Se puder continue colocando mais, porque nunca será demais.
    abraços
    José maria

  14. Ola, estou aprendendo agora a tocar viola, mas tenho uma grande dificuldade em encontrar os ”desenhos” que mostram as posições dos dedos nas casas corretas, há algum site que eu encontre isso? Estou querendo fazer uma especie de apanhado de todas ou pelo menos as notas mais basicas para eu poder pegar uma partitura e ter onde tirar minhas duvidas. Será que você poderia me dar uma luz? Agradeço por este blog e pela atenção!!

  15. sou amante da viola caipira tenho bastante material para estudo presciso de mais, sei ler tablaturas ,quero saber se tem algum livro ou caderno com cifras e tablaturas ou dvd aguardo obrigado

  16. Está na hora de você gravar um CD/DVD de missa sertaneja. Faça isso e ponha à nossa disposição (para aquisição). Vai ser muito bom para você, para nós e para Igreja. Estamos aguardando. Boa sorte e que DEUS continue iluminando-a.

  17. Oi gostei mt das tablaturas do site! se possivel coloca a tablatura da musica Caipira de Fato de joao carreiro e capataz tenho procurado mt e nao tenho achado! se tiver como tbm a tablatura da musica ta do jeito que eu queria do israel e rodolfo obrigado e um abraço!

  18. PARABÉNS! PARABÉNS!
    ESTOU SEM PALAVRAS… FICOU EXCELENTE…
    SEMPRE TENTEI COLOCAR LETRA E CIFRA NUM SÓ PÁGINA… É DIFÍCIL, MAS VOCÊ FOI ALÉM! LETRA, CIFRA E PARTITURA!
    QUE DEUS ILUMINE SEUS CAMINHOS!
    DEUS ABENÇOE!

  19. Site está de parabéns, é muito dificil encontrar material sobre viola….estou começando com a viola agora e o site está me ajudando muito com as cifras…obrigado!

  20. Parabéns pelo site e pelo rico conteúdo.
    Material fantástico para quem ama, curte e principalmente para quem está iniciando neste grande aprendizado da apaixonante Viola Caipira.

  21. Venho desde já agradecer sua atenção, com pessoas que tem essa vontade de aprender viola,nesse formato mais fácil e dinâmico.Muito Obrigado, que Deus te guie sempre para que vocês possam continuar a fazer esse trabalho maravilhoso,Parabéns

  22. achei otimo,esse trabalho nos ajuda bastante.sera que nao tem como colocar o ritmo da musica…se eh cururu…caterete…etc…pra gente igual eu que esta começando na viola.ajudaria bastante.pbens pela paciencia ao se realizar um trabalho como esse.

  23. Caros, Bom dia!!! Moro no Goias, e somos apaixonados por viola caipira.
    Gostaria de poder contar com vcs em um evento cultural que se realizara em 2014. Sera aqui em Aragarças no Goias, no inicio de dezembro do ano que vem. gostaria de entrar em contato com vcs para maiores detalhes.

  24. Faço parte da OCARP(orquestra de camera regional perdoense) de Bom Jesus dos Perdões sp.Obrigado por compartilhar seus conhecimentos na arte de tocar viola!quem sabe,um dia,nos encontramos por esse mundo velho sem porteira!abraços e parabéns.

  25. Me desculpe nao tinha lido todo o conteudo pois fique empolgado contodas as licoes depois que eu vi que era uma amiga violeira uai voce esta de parabens Claudia que Deu te ilumine cada dia mais que te abencoe na sua vida pessoal e tambem musicalmente um abraco obrigado

  26. estou aprendendo a tocar viola, alguma coisinha ja sai…um trabalho como esse ae nos ajuda bastante .pbens e que DEUS te ilumine sempre…

  27. antes tinha pedido para colocarem o ritmo da musica se era caterete.toada etc.mais agora tah tudo blz , a medida que a gente vai treinando na viola, a gente mesmo vai descobrindo o ritmo, abraçao a todos que passarem por aqui…SERGIO TADEU COSTA SANTA JULIANA MG

    1. Para baixar os arquivos é só clicar neles com o botão do lado direito do mouse e escolher a opção salvar como.

      ou

      Se você clicar no nome do arquivo desejado ele irá abrir em outra página da internet. É um arquivo em PDF, então no canto direito inferior você ira visualizar uma barra de ferramentas com várias opções e dentre elas a de salvar o arquivo – no ícone em formato de um disquete.

    1. O ritmo é o cipó preto

      1|—–@—|———@—-||
      2|—–|—-|———|—||
      3|–A–|—@—A—–|—-||
      4|—–|——————||
      5|—–|——————||

      Legenda:
      A – abafar as cordas com a mão
      @
      | indica as cordas que devem ser tocadas – do 5º para o 1º par
      |

      |
      | indica as cordas que devem ser tocadas – do 1º para o 3º par
      @

  28. Oi Claudia, adorei este site, está me ajudando muito no meu aprendizado, sou iniciante na viola, mas amo este instrumento, se puder peço que me mande algumas cifras do Tiao Carreiro e Pardinho, adoro os ponteados deles.

    obrigado

  29. sou do norte do estado do espirito santo(linhares)aqui violeiro e coisa rara de se ver! eu me iniciei na viola a 8 meses e graças a ajuda de pessoas como voces eu não vou parar nunca , este material de voces é de otimo nivel, fracil de aprender as musicas! o meu muito obrigado a todos voceis ! haaa! se um dia puder divulgue em tablatura e cifras as musicas de vieira e vieirinha e silveira e silverinha

  30. só musicas la do sertão , nao tem uma musica + ou – , bao por te mais so !
    os jovens de hj , precisam aprender a escutar e gostar desse tipo de musica.
    belo site , com muita cultura ! parabens …. (y)

  31. Parabéns, e muito obrigado por nos ajudar a divulgar a música raiz, porque é com essas iniciativas que conseguimos material de boa qualidade. Continuem assim, pois todos só tem a ganhar com a cultura das viola caipira. Deus Abençoe a todos..

  32. to passano aki mais uma veiz,pra parabenizar a CLAUDIA,que com todo o trabalho ki tem, ainda acha um tempinho pra gente aki.e a todos que comentam por aki tbem.a gente sempre tira algo de util. pbens a todos, e que DEUS ilumine a todos.

  33. “De Deus recebeste e por Deus repassasse”, obrigado pelas cifras e acordes, ficaram ótimas e são musicas conhecidas, podemos fazer nossas retretas com mais conteiúdo.

  34. Quero parabenizar esse grupo por disponibilizar essa pérolas .. Sou amante da viola a há muito anos, mas só agora resolvi aprender esse instrumento maravilhoso e fascinante..

  35. Claudia eu estava assistido e outro dia a Enezita vc e o Mano véio vc fez o solo da Musica Serra de Maracaju eu Gostaria que vc postasse a Tab. dessa Musica na Viola de Arame Obrigado,Feliz Natal.
    Meu Nome José Alberto. Faso Parte da Orquestra de Violeiros de Araxá.

  36. Parabéns Cláudia, nossa música caipira necessita de pessoas como você, não podemos deixar nosso patrimônio musical ser substituído pelo lixo do sertanojo.
    O que você está fazendo é cultura.
    PARABÉNS!!!

  37. Olá, gostaria de expressar o meu agradecimento de ter sido mais um que descobriu este site fabuloso e de grande ajuda.
    O verdadeiro sábio não é aquele que guarda para si mesmo, mais e repassa e dá continuidade do saber.

  38. passando aki mais uma vez ,antes era para pedir alguma coisa, algum ensinamento,ou coisinha basica. agora ja aprendi um pouco mais, passo para agradecer e dar um alo..paz e saude pra todos

  39. Pessoal do Viola de Arame, muito obrigado por nos brindar com tantas músicas boas para viola e por nos ajudar a aprender um pouco mais sobre tão maravilhoso instrumento.

  40. Parabéns por este trabalho, estudo viola caipira a um ano e seu site também me ajudou muito, espero que futuramente outras músicas sejam disponibilizadas.Um grande abraço.

    1. Olá Luiz que bom que gostou do meu trabalho.
      Vou tentar neste final de ano atualizar esta lista ai de músicas para serem tocadas na viola caipira. A correria das minhas duas profissões tem me impedido de cuidar melhor do blog (Musicista e Gestora e Consultora Cultural).
      Abraços e vamos proseando!

  41. Olá Cláudia, gostaria de deixar meu comentário inicialmente parabenizando pela divulgação da cultura caipira, em especial a viola. Quando em minha juventude (52 anos) tocava uns rock dos anos 80, fui baixista de banda gaúcha e com o passar do tempo ao invés de evoluir com a música fui retrocedendo à musica de raíz em especial as de viola até o dia (uns 5 anos atrás)que comprei uma. Foi amor à primeira ouvida. Gostei tanto que faço minhas violas hoje. A guitarra, os violões estão só pegando poeira. Aqui em SC a viola não é muito popular e eu fico meio órfão. Trabalhos como o seu incentiva os que estão começando. Meus parabéns.(Vilson de Lara)

    1. Olá Vilson de Lara, que bom que gostou do meu trabalho.
      Vou tentar neste final de ano atualizar esta lista ai de músicas para serem tocadas na viola caipira. A correria das minhas duas profissões tem me impedido de cuidar melhor do blog (Musicista e Gestora e Consultora Cultural).

      Eu também vim de uma formação erudita e popular (piano e violão) e hoje me dedico quase que exclusivamente a viola caipira. Ela nos enfeitiça!
      E vamos proseando!Abraços!

  42. como faço pra baixar estas coisas ,não tenho viola só tenho violões vou afinar um em E B G# E B igual viola né ou sera melhor D A F# D A ,bom a viola rozine presta ? tive uma da marca clave que não prestava

    1. boa tarde André.
      Desculpa a demora em responder. Final de ano e início cheio de trabalhos por aqui.
      Mas vamos lá.
      Para baixar as tablaturas baixa vc clicar no titulo e vai abri uma pagina em PDF do arquivo. No canto direito inferior deve aparecer uns icones e um deles é um disquete – ai vc clica nele e salva o seu arquivo no seu computador.

      Outra opção é clicar (em cima da letra já aberta em pdf ) com o botão do seu mouse – lado direito e escolher a opção “salvar como”

      Quanto a afinação CEBOLÃO – eu uso em E, ou seja, E, B, G#, E, B.

      Quanto à viola, a Rozini faz umas viola boas para iniciantes sim. O que você deve observar sempre é a presença de um tensor no braço do instrumento, o alinhamento do braço e cordas e a afinação.

  43. gostei muito do trabalho de você Claudia ,estas cifras e tabs ,estão sendo deveras importantes no meu aprendizado ,eu não tenho viola (ainda) mas quando tiver vai ser uma cinturada (a clássica e mais bonita e cara de mais)apesar de ser feia ,ja experimentei uma rozine e gostei
    sera que você poderia fazer uma tab e cifra com a musica vingança do chico mineiro quero tocar ao menos a introdução

  44. Olá Claudia, parabéns pelo site estou aproveitando boa parte das tablaturas postadas, mas gostaria de pedir um favor se possível: gostaria que voce postasse a tablatura da musica – FUGINDO DA SOLIDÃO – de Goiano e Paranaense, se possivel, muitissimo obrigado

  45. Parabéns a todos pelo trabalho. Estou fazendo curso de iniciação musical, leitura ritmica, partituras e etc, para aprender tocar viola caipira. Já tenho bastante material didatico, partituras de excelente qualidade, mas o seu material e de uma praticidade sem exemplo e com as notas no lugar certo, que é dificil ver em letra cifradas. Mais uma vez parabéns. Siranô – Belo Horizonte

  46. Boa noite Claudia ,estou precisando de sua ajuda, bem vou explicar as cordas D’addario que vieram na viola envelheceram e precisei troca-las, só que onde compro cordas não tinha D’addario na verdade só tinha rouxinol ,comprei delas mas não gostei muito duras o timbre também não e bom ,certa vês você disse que usa giannini cobra ,queria saber se são boas?

  47. Boa noite André! As cordas da Giannini são boas sim! Afinam e tem boa durabilidade. Escolha Cobra leve, se tiver problemas com as cordas mais tensas um pouco. Estas vão te ajudar nos ponteios e amenizam a pressão dos dedos!

  48. Bom dia Claudia .Gostaria de saber de qual dupla e a musica boiadeiro errante que esta no site? Eu já consigo tocá-la, o viola de arame e uma grande ajuda.Estou perguntando isto porque existem varias versões desta musica.

  49. Ola muito boa as músicas e muito fácil de pegar com essas explicações simples eu gostaria de saber se tem como mandar a da música mala amarela se puder eu agradeço

  50. Falar o que da sua generosidade e do seu talento! eu ate com a tablatura tenho a maior dificuldade pra executar, nao tenho dom nenhum pro instrumento, mas minha paixao pelo instrumento e muito grande, e e pessoa generosa e talentosa como voce qye faz essa paixao pelo instrumento so aumentar. Meu muito obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s